Àgun Iná
A marca ÀGUN INÁ, de raízes pernambucanas e baianas, evoca a valorização da ancestralidade afrobrasileira e indígena em composições que mesclam iconografias de povos originários das Américas e hereditários do continente africano. O nome vem da mescla de palavras dos idiomas Fon (Àgun = Angu) e Iorubá (Ina = Fogo), significando, assim, Angu de Fogo. Refere-se, então, ao milho, alimento originário do continente americano; e às comidas de fogo, condimentadas, relacionadas ao orixá Xangô, em cultos de matrizes africanas em diáspora.
A partir de seus produtos – Camisetas em Serigrafia e Estêncil – ressalta um universo criativo gerado a partir destes cruzamentos identitários e que se baseia nas proximidades estéticas perceptíveis a partir de grafismos abstratos e figurativos e que buscam a ideia de conexão ancestral através de iconografias e padrões geométricos de diversos povos.
Trabalhamos nossa estética explorando o potencial de reprodução técnica em larga escala (serigrafia), bem como o fazer artesanal (estêncil) gerando assim, linhas de camisetas por temporada e também exemplares sob encomenda, priorizando a qualidade e as os referenciais negros e indígenas em nossos produtos.
Todo o trabalho criativo é realizado pelo artista e designer gráfico Gabriel Muniz.