top of page

Nossos passos vêm de longe...



Salve Simpatia, Kawo Kabiyesile!



Essa semana está sendo bastante corrida para nós que fazemos a Àgun Iná, e é do corre mesmo que vamos falar nessa postagem. Entendemos que, para as pessoas/artistas negras o processo de estabelecer e firmar uma ideia, como concretude, por vezes demanda bastante tempo e insistência nos objetivos. Por isso achamos belo e rico compartilhar aqui no blog um pouco de como foi a construção da nossa loja.


Algumas experiências foram necessárias para definir o conceito, o formato e a organização atual. Todo o processo de criação tem sido independente, por meio da agência do designer Gabriel Muniz, porém com muito apoio de gente que bota fé no nosso trabalho. E quanto falamos de nós é porque é nosso corre tem sido sempre nós por nós, pois tudo que nós tem é nós.


Desde 2017, temos feito experimentos, mercado e escambo de material gráfico confeccionado por nós. Passamos por stencil e serigrafia em camisetas, criação de cadernos, prints e imãs com arte autoral. De lá para cá, temos nos afinado em uma sintonia que aproxima estética, política e filosoficamente alguns referências de povos originários de Abya Yala e hereditários de África. Nestas encruzilhadas temos desenvolvido bastante as nossas compreensões simbólicas e abstratas por meio de composições figurativas e geométricas.


A partir de nossas origens em Pernambuco e Bahia, refletimos bastante cobre como os caboclos-índios-africanos são cosmologicamente presentes no nosso modo de ser. Neste sentido, a elaboração conceitual da Àgun Iná contempla uma dimensão de afirmação política dessas humanidades amefricanas em solidariedade na luta contra-colonial e uma dimensão filosófica de aprofundamento da conexão com as ancestralidades que nos compõem, e que nos fortalecem para seguirmos em frente, inclusive nesta concretização que é a existência da loja Àgun Iná.


Aqui embaixo temos algumas das nossas peças anteriores à Coleção Totem. Muitos destes caminhos compositivos serão aprimorados para a composição dos novos produtos e coleções. Espero que apreciem este nosso processo, pois nossos passos vêm de longe e vão ainda mais!



CAMISETAS



PRODUÇÃO GRÁFICA



ILUSTRAÇÃO


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page