Inauguração da loja Àgun Iná!









Saudações comunidade!!!


Neste ano de 2022 estamos bastante felizes e orgulhosos em finalmente apresentar para vocês a nossa loja virtual ÀGUN INÁ! Fruto de um sonho semeado há mais de uma década, durante este últimos 5 anos amadurecemos na prática a gestação da potência criativa que agora chega à luz para comunicar arte e design originais, referenciados em identidades negras e indígenas para oferecer produtos gráficos que fortalecem os processos criativos de artistas negros.


A marca ÀGUN INÁ, de raízes pernambucanas e baianas, evoca a valorização da ancestralidade afro-brasileira e indígena em composições que mesclam iconografias de povos originários das Américas e hereditários do continente africano. O nome vem da mescla de palavras dos idiomas Fon (Àgun = Angu) e Iorubá (Ina = Fogo), significando, assim, Angu de Fogo. Refere-se, então, ao milho, alimento originário do continente americano; e às comidas de fogo, condimentadas, relacionadas ao orixá Xangô, em cultos de matrizes africanas em diáspora. Saiba mais


A iniciativa deste nosso portal de e-commerce acompanha o desenvolvimento profissional de Gabriel Muniz, artista e designer negro, que, entre outras atividades e áreas de interesse, vem pesquisando conceitos estéticos e culturais das artes negras e indígenas, para desenvolver sua linguagem autoral, partindo das noções de ancestralidade e encruzilhadas criativas.


Nos últimos dois anos, dadas às dificuldades enfrentadas pelo setor cultural no Brasil - em contexto de pandemia -, fomos desafiados a pensar possibilidades de continuidade dos processos artísticos independentes de forma orientada à geração de renda, pois não está sendo fácil para ninguém (que não tenha herdado privilégios)... É o corre!


Neste sentido, em nossa perspectiva de produção independente, felizmente temos contado com uma comunidade ampla e multiterritorial, que vem incentivando a circulação da energia do movimento criativo para que cheguemos até este momento de inauguração. Esta nossa egbé é uma família expandida, uma rede de apoio que conta com presenças fortalecedoras em 4 capitais: Recife, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.


Sendo assim, estas são os locais onde estabelecemos pontos de parceria e distribuição dos produtos. A partir destes territórios afetivos, visamos ampliar nossa atuação para outros lugares do país, a partir das conexões com clientes, amigos e novos parceiros, pessoas sensíveis ao fomento de novas possibilidades de difusão e consumo de produtos e conteúdos gerados por artistas negros e indígenas independentes, em suas construções simbólicas e afirmações políticas de identidade.


É isso, agradecemos à ancestralidade que nos guia, à nossa egbé e aos encontros positivos que virão a partir dos cruzamentos possibilitados por esta loja. Cheguem juntes! Conheça e escolha seu produto na ÀGUN INÁ e vamos trocar ideias, pensar parcerias, colaborações e expandir essa comunidade criativa que aqui se inicia.


AXÉ!



 

Ensaio Fotográfico Àgun Iná - Modelos: Fabiana Maria, Rayza Oliveira, Iris Regina; Fotos: Gabriel Muniz; Produção: Bamako Produção





8 visualizações0 comentário